7/20/2010

“Bright Star”
Impressões de viagem



O amor entre o poeta John Keats e a sua vizinha Fanny Browne foi tratado por Jane Campion em Bright Star, com pudor. Com reverência respeitosa, talvez. Não é um filme extraordinário, mas um bom filme. Campion apropria-se da época vitoriana no countryside inglês, sem grandes alaridos na reconstituição de época, mas a olho nu privilegia uma cuidada e fidedigna recriação de ambiências, levando o espectador a vivenciar aquela época de forma intensa, servida por fotografia e enquadramentos que roçavam a perfeição e talvez por isso se aproximavam perigosamente da pieguice sem nunca lhe tocar.
É um filme intimista, construido com segurança e servido por boas interpretações de actores, pelo menos para mim, desconhecidos, que deixou uma impressão favorável na maioria dos presentes. Mais do que um biopic é uma reflexão sobre o amor e de como a sociedade pode glorificá-lo ou destruí-lo.

Mário Roberto

1 comentário:

Renata Correia Botelho disse...

Não sendo um filme memorável, é um filme muito belo. E um excelente exemplo de como o Cineclube pode enriquecer o nosso serão (e a nossa vida)!


rings